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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

O declínio dos movimentos de massa, a partir da dé-

cada de 60, visualizou-se em uma menor contestação ao

sistema, acarretando a adequação dos professores. Os te-

mores dos educadores dividem-se em: medo de perder o

emprego, serem chamados de radicais, além do desgaste

e a resistência dos alunos, o que gera o questionamento

quanto a atuar no ramo da educação. A relutância dos es-

tudantes encontra-se quando os docentes, em sala de aula,

empregam o uso formal da fala, o distanciamento dos temas

e dos interesses do aluno comum.

No caso do Brasil, a educação não é atrativa. O conhe-

cimento é composto pelo lugar de fala como pertencente

ao professor, enquanto os alunos permanecem calados, pela

memorização, sem aprofundamento, ou então, pela desvin-

culação da realidade dos educandos, de conteúdos e con-

ceitos, afinal, por aulas discursadas e não dialogadas. Nada,

ou praticamente nada na nossa educação tem a eficácia de

desenvolver nos estudantes o gosto pela pesquisa, através da

descoberta de novas informações, da revisão dos “achados”

3

.

A estagnação do educador se dá, em maior propor-

ção, devido ao risco profissional e político do que à própria

complexidade de experimentar. Característico do viés políti-

co, o profissional da educação encontra-se em oposição ao

currículo tradicional e à escola enquanto espaço conserva-

dor, uma vez que, para os tradicionalistas, a transferência de

informação já existente, excluindo a possibilidade de reno-

vação dos conteúdos e conceitos, de professor para aluno,

equivale a rigor.

Dessa forma, Paulo Freire dialoga a respeito da consti-

tuição de um mapa ideológico da instituição, o qual propõe

o reconhecimento da área de atuação e seus limites dentro

do ambiente educacional, procurando caminhos para de-

senvolver uma educação, dado que

3

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade:

Educação “versus”

Massificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.