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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Ao auto(trans)formar-se os participantes podem tam-

bém passar pelo movimento da

conscientização

, tomada

de consciência do processo conduzido de alternativas para a

ação concreta, a transformação de sua realidade. “Cada um

dos participantes vai tomando consciência das situações-li-

mite que o circundam e começa a refletir criticamente sobre

elas” (HENZ; FREITAS, 2015b, p. 80). É importante registrar

neste estudo que durante a sua conclusão, as discussões do

Grupo Dialogus têm apontado a criação de mais movimen-

tos, a fim de contemplar as experiências vivenciadas pelos

pesquisadores, professores e orientadores dos Círculos.

Durante a realização dos Círculos, o movimento do

olhar atento e da escuta sensível potencializou-se para que

fosse possível dar conta de abraçar a infinidade de textos/

contextos/coautoras/vivências que envolviam o caminhar

para as análises. Aliás, as análises transformaram a maneira

de ver e de perceber o outro. O diálogo foi o movimento

que despertou maiores aprendizagens. Por quantas horas

foi preciso estudar e conferir sentido para as falas e relações

estabelecidas nos encontros. A cumplicidade de entregar-

-se à experiência do diálogo teve de ser vigilante, já que o

papel de pesquisadora exige interação com as coautoras da

pesquisa, mas de, ao mesmo tempo, permitir-lhes o pro-

tagonismo, a vivência com o grupo e o sentido do diálogo

acerca da práxis.

OS DIÁLOGOS, A ESCUTA SENSÍVEL E OLHAR AGUÇADO

NO ESPAÇO ESCOLAR

Diante disso, precisamos encontrar formas de diálogo,

na escola e na sala de aula, que possam contribuir para o

crescimento e envolvimento dos sujeitos no processo edu-

cativo, de maneira que estes possam ser cidadãos atuantes

e participativos na sociedade. A professora Alegria salienta

que

“percebe as conquistas e os avanços quando o educando

consegue interagir com sua realidade dentro da sala de aula

levando para sua vida”.

Por isso a necessidade de um ensi-

nar e aprender mais próximo da realidade dos educandos,