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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

De acordo com Henz (2007):

[...] muitas de nossas escolas foram “esvaziadas” da

genteidade dos(as) educandos(as); todos parecem

estar ali somente em função da “transmissão dos

conhecimentos científicos”; esquecendo que a es-

cola é um lugar de gente (Freire). Lembremos: não

nascemos “homens” e ou “mulheres”; precisamos

aprender a ser gente. Então, educar é humanizar:

é ensinar-aprender a genteidade. Mais do que pe-

las teorias e conceitos; aprendemos a humanização

convivendo, dialogando, cooperando, envolven-

do-nos em processos de ensino-aprendizagem

em que cada um(a) – educando(a) e educador(a) –

possa dizer a sua palavra na inteireza de seu corpo

consciente (p. 161).

As pessoas é que são o centro da escola, pois são a ra-

zão de ser da educação aí desenvolvida. Cada um vem para

a escola para realizar sonhos, encontrar aquilo que almeja e

pretende para seu futuro, para a sua vida ganhar mais bo-

niteza. Por isso a necessidade de uma práxis educativa mais

humanizadora, mas preocupada com a “genteidade”. Para

isso, não podemos temer revelar o humano como educador,

“gostando de ser gente”, sabendo-se condicionado, mas

não determinado, tomando nas mãos a vida e a história – e

dentro delas a

práxis

educativa – como possibilidade de no-

vas (re)construções em nós mesmos e na realidade, sempre

com os outros (HENZ, 2007).

Este estudo tem por finalidade é uma socialização de

concepções e ações educacionais que se concretizam em

cotidianos de escolas públicas e procuram ressignificar as

contribuições da educação popular para a aprendizagem

de educandos e educadores em seu processo permanen-

te de auto(trans)formação. Inicialmente, apresenta algumas

considerações acerca do conceito de auto(trans)formação

permanente com educadores, seus impasses e conquistas

presentes no cotidiano da escola pública, sob a ótica da

educação popular. O objetivo maior, no entanto, é proble-

matizar a necessidade de dois elementos a este processo: a

escuta sensível e o olhar aguçado, enquanto possibilidades