Table of Contents Table of Contents
Previous Page  777 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 777 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

777

EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

no Ensino Médio para poder ter outra formatura...”

(EDUCAN-

DA G - Ensino Médio). Por meio desse trecho, identificamos

a pertinência e importância para a educanda em participar

de um momento solene, o qual marca a realização de um

anseio.

Ao conhecerem de forma mais profunda as propostas

existentes no projeto, os educandos passam a valorizar as

metodologias de ensino utilizadas nas aulas. O Projeto pro-

põe aos educadores que trabalhem os conceitos e conteúdos

de seus componentes curriculares, a partir da realidade dos

educandos. Com a valorização dos diferentes sujeitos e das

suas vivências, as aulas se tornam mais dinâmicas, interessan-

tes e com uma maior participação dos estudantes. Neste sen-

tido, vemos o reconhecimento do esforço dos educadores:

Os professores são muitos bons, mostram para

gente que tudo que eles dão na sala de aula está

no nosso dia a dia, fazem com que eu enxergue

que muitas das coisas e já sabia de outra manei-

ra...” (EDUCANDO H - Ilha dos Marinheiros - Ensino

Fundamental).

Acreditamos que apenas através do reconhecimento

e valorização dos saberes desses sujeitos é que podemos

realizar a prática de um ensino significativo. Além disso, o

Projeto não visa simplesmente o acesso à escola, mas tam-

bém a permanência e o combate a evasão. O processo ex-

cludente fez parte, em algum momento, da vida dessas pes-

soas quando por algum motivo não tiveram mais o direito a

escolarização. Como os mesmos apontam

:

Consegui entrar para a escola aos 9 anos. Cursei

até a 4ª série, mas aos 12 anos tive que parar de

estudar, pois não havia Ensino Fundamental para a

4ª série na localidade. Aos 15 anos comecei a tra-

balhar. Fui ajudar meu pai na pesca.” (EDUCANDO

I – Ilha da Torotama – Ensino Médio).

No entanto, esses educandos não retomaram os es-

tudos apenas pela certificação, estão motivados pela apren-

dizagem, pela troca de experiências, fatores estes que refle-