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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Embasada nessa argumentação Freire (2000, p.36) nos

diz que a realidade, porém, não é inexoravelmente está. Está

sendo esta como poderia ser outra e é para que seja outra

que precisamos os progressistas de lutar.

De acordo com os relatos, na direção da escola, no

momento das desistências os assuntos relacionados às fa-

mílias são os que mais afastam as nossas estudantes ne-

gras, assim como as questões relacionadas a necessidade de

trabalharem. É sim um somatório de coisas que afasta, ela

vislumbrava uma perspectiva e não conseguiu muito triste.

Professora (B).

Conforme FREIRE (2000, p. 31):

Se a nossa opção é progressista, se estamos a

favor da vida e não da morte, da equidade e não

da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convi-

vência com o diferente e não de sua da negação,

não temos outro caminho senão viver plenamente

a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a dis-

tância entre o que fizemos e o que fazemos”.

As falas dessas mulheres negras são as suas realidades

e esse reconhecimento, tem que nos fazer assumir a rele-

vância do reconhecimento e valorização destas vivências,

tornando-as não só objetivos da escola, mas de uma ação

social de respeito e valorização do direito a equidade.

Ainda analisando nossa construção a professora (C) ao

se referir a uma das alunas diz: Bhá mas é difícil ter força de

vontade por que vem tudo, tem filho, problema de saúde e

tudo, fica difícil. Parafraseando FREIRE (2000, p. 38) o educa-

dor precisa fazer cada vez mais a leitura de mundo que os

grupos populares fazem do seu contexto imediato e do maior

em que o seu é parte, para não correr o risco de desconside-

rar nas relações políticopedagógicas seus saberes vividos.

Hooks (2013, p. 273) destaca:

A sala de aula, com todas as suas limitações, con-

tinua sendo um ambiente de possibilidades. Nesse

campo de possibilidades temos oportunidade de

trabalhar pela liberdade, de exigir de nós e de nos-