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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

que os educadores precisam “[...] transcender sua tarefa me-

ramente instrutiva e assumir a postura ética de um educador

que acredita verdadeiramente na autonomia total, liberdade

e desenvolvimento daqueles que ele ou ela educa” (FREIRE,

2014, p. 116).

RESULTADOS ALCANÇADOS

Este estudo que realizamos, sinalizou que os aponta-

mentos relativos ao princípio da autonomia abordados por

meio de documentos nacionais (1998; 2009) e da bibliogra-

fia na obra de Freire (2017; 2014; 2011; 2006) consultada,

evidenciaram que os documentos nacionais específicos à

Educação Infantil, embora contemplem a discussão sobre a

autonomia, abordam superficialmente essa temática, con-

ferindo linhas gerais quanto a construção de uma proposta

educativa promotora da autonomia enquanto princípio éti-

co que deve ser respeitado pela proposta curricular da Edu-

cação Infantil, mas as discussões enfatizam as relações de

cuidados pessoais, auto-organização e saúde, DCNEI (2009).

Com relação aos RCNEI (1998), as diretrizes contidas

nesta proposta curricular voltada à infância, sinalizam a mes-

ma perspectiva apontada pelas DCNEI (2009), mas ampliam

as discussões para a promoção de espaços de decisão, de

auto-governo no cotidiano da Educação Infantil, chamando-

-nos a atenção que embora as diretrizes, importem muitas

abordagens dos referenciais, este aspecto, no que tange a

promoção de espaços de decisão, de posicionamento e de

organização das atividades que realizam, não foi contem-

plado neste documento.

Em contrapartida, Paulo Freire (2017; 2014; 2011;

2006), autor de uma pedagogia revolucionária e liberta-

dora, recebe até os dias atuais, rótulos que o predestinam

essencialmente à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os

Movimentos Sociais. Autor da Pedagogia Freireana, ofere-

ce grandes contribuições que possibilitam a discussão dos

princípios da autonomia na Educação Infantil, enquanto

amadurecimento do ser para si nas relações sociais e cultu-