Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2187 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2187 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2187

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

estudante produziu a conexão entre a ciência e a acredita-

ção do povo.

Nesta porção meridional do Brasil é natural o chimar-

rão e plantas na infusão. Como está em Freire (2002): “se

ensina e se aprende o conhecimento já existente e (...) se

produz o não existente”.

As ciências têm contribuições valiosas à população.

Tudo a favor, quando o terreno baldio e abandonado ao

lixo se transforma em território vivo, praça de brinquedos,

lugar de chimarrão e roda de conversa, horta comunitária.

Essa experiência interage com as escolas e com a equipe de

saúde da família, docente e universitários em aprendizagens

e extensão.

Quando o acadêmico consegue vivenciar a troca de

saberes com a comunidade, cria, empaticamente, ligação

com a população. Ao entrar no horto é impossível não se

sentir remetido ao sítio da avó. A paz interiorana, a sombra

para sentar, contato com a terra e as plantas cultivadas

com carinho e prontas para o uso. Você esquece estar em

Porto Alegre. Renova a crença no saber popular, valoriza-

ção desse conhecimento contrário ao modelo biomédico.

Por isso, esta carta pedagógica foi redigida: para ressaltar

a interioridade geográfica com motivações e fisiologias do

interior humano.

Com coragem, a enfermeira, o enfermeiro, a médica, o

docente, a discente e lideranças da comunidade decidiram

implantar práticas integrativas. Essa partícula da periferia

serve a aprendizados. Pessoas têm preferência por prescri-

ções menos medicamentosas, participam e disseminam a

informação sobre novas alternativas e ajudam com ideias e

suores organizando locais adequados para consultas e apli-

cações técnicas.

Em trabalho específico, denominamos “Práticas inte-

grativas em saúde na atenção básica: a experiência de plan-

tar sementes no SUS” (PAIXÃO e GIRON, 2017), relato da

experiência e reflexão crítica, sugerimos caminhos e proce-

dimentos para o agir profissional, como sementes para que