Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2183 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2183 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2183

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

Ao longo desta carta é possível percebermos mui-

tos resultados. Entretanto, destacamos que: q) as crianças

e adolescentes fizeram horta em suas casas; b) continuam

desejando novas espécies para aumentarem a variedade

das hortaliças, chás e temperos; c) Levam para a Uras ob-

jetos encontrados, que acreditam acrescentar nos “pontos

de vidas”; d) a comunidade tem colaborado, alcançando

mudas e sementes, assim como, levando chás e mudas; e)

possibilidade de plantar nas calçadas, um “espaço público,

comum” onde todos têm compreendido o sentido do ter-

mo; f) aprendemos também a cultivar confiança, esperança,

respeito e cuidado.

Ao findarmos esta carta, nos emocionamos ao ouvir

da autora principal o seguinte:

Um menino veio contar que tinha feito uma hor-

ta... Fiquei feliz e contei para o pessoal. Eles per-

guntaram se eu sabia onde fulano morava... que

era mentira dele. (...) Lá estava a hortinha dele… No

meio das bananeiras… Toda caprichada… Morri de

orgulho.

Seguimos então regando, plantando, doando, rece-

bendo muito mais do que mudas, minhocas, chorume… O

grupo almeja fazer vasos falantes, papel semente e novos

pontos de vida capazes de multiplicarem a produção de am-

bientes afetivos e de cuidado. Boa leitura.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido

. 41. ed., Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da indignaço

: cartas pedagogi-

cas e outros escritos. Sao Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo.

A educaço na cidade

. 5. ed. Sao Paulo: Cor-

tez, 2001.