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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

vimento, mesmo adjetivados de desenvolvimento ‘humano’,

desenvolvimento ‘sustentável’ ou ‘etnodesenvolvimento’.

As questões humanas e de pessoalidade, de amorosi-

dade e de comunicação nascem do estímulo inicial emana-

do de Paulo Freire.

A amorosidade e o diálogo constituem-se como

elementos indispensáveis para que ocorra, no pro-

cesso educativo, “o encontro amoroso entre os ho-

mens que, mediatizados pelo mundo, o “pronun-

ciam”, isto é, o transformam, e, transformando-o, o

humanizam para a humanização de todos” (FREIRE

, 1992, p. 43).

Concomitantemente, quando se mencionam os ter-

mos

amorosidade

e

diálogo

, percebe-se a importância da

aplicabilidade disso na educação libertadora, na qual se bus-

ca pela construção de seres formadores de opiniões, pro-

blematizadores, politizados e humanizados. Segundo Freire

(1996), a

educação

é uma forma de intervenção no mundo.

Pensando nesse âmbito, a pedagogia crítica tem papel fun-

damental, pois está atrelada à troca de conhecimentos de

educandos e educandas visando à construção especulativa,

indagatória e filosófica nessa permutação de saberes.

A principal meta da educação é criar homens que

sejam capazes de fazer coisas novas, não simples-

mente repetir o que outras gerações já fizeram.

Homens que sejam criadores, inventores, descobri-

dores. A segunda meta da educação é formar men-

tes que estejam em condições de criticar, verificar

e não aceitar tudo que a elas se propõe. (PIAGET,

1972, p. 246).

Podemos relacionar os pensamentos de Piaget com

Freire, pois ambos aspiram pela humanização, criação, ino-

vação e libertação de todos aqueles desfavorecidos em uma

sociedade desigual, dessa forma, o ser humano pratica tro-

cas de conhecimentos e não reproduz o que lhe é ensinado.

Desmistificando assim, a educação engessada e trazendo

para as instituições e comunidades outras visões que fazem