Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2132 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2132 / 2428 Next Page
Page Background

2132

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

vulnerabilidade em que resultou na medida socioeducati-

vas das meninas. A partir disso foi possível se abrir e ex-

perienciar, ficou mais fácil ouvi-las e vê-las como sujeito

da troca de conhecimentos sobre o cuidado em saúde.

No momento compartilhado entre todos presentes, na

identificação a partir dos relatos, na rede construída por

todas podemos observar que a valorização do indivíduo,

enquanto singularidade, vai de encontro a um cuidado

em saúde humanizado.

RESULTADOS

As rodas de conversa são métodos de aproximação

para as trocas de saberes, cenário propício para o processo

de saúde. Apesar das condições de vida das adolescentes,

naquele momento, não serem as mais favoráveis, se tor-

naram pela vivência atual de questionamentos sobre suas

ações de vida, cuidado e consequentemente saúde. A ma-

neira a qual as meninas compreendem sobre “cuidar da saú-

de” é para além do processo patológico da doença como foi

relatada: a prevenção de infecções sexualmente transmis-

síveis, todavia relacionado com os hábitos de vida, rede de

apoio, saúde da mente, entre outras.

Apesar de realidades de vida tão complicadas, em

comum a todas, percebemos que trouxeram para o mes-

mo espaço-tempo saberem diversos e singulares que na-

quele momento, pelo objetivo da atividade, necessitavam

ser socializados e direcionados ao cuidado em saúde.  Sen-

do assim, com base no objetivo inicial da ação foi possível

estreitar os laços entre universidade e comunidade, saber

científico e saber popular, proporcionando novos modos de

aprendizagem os quais não sejam tão estratificados no inte-

rior dos currículos de formação de recursos humanos para a

saúde. Não se transforma a situação de saúde do indivíduo

ou da coletividade sem considerar que a construção dos su-

jeitos são diversas, e se dá a partir das relações intra e inter-

pessoais, dos meios físicos, sociais e culturais.