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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

REFERENCIAL TEÓRICO

Educar para a saúde é competência que profissionais

da área devem adquirir ao longo de sua formação, portanto

é um campo a ser trabalhado do ponto de vista da produção

do conhecimento e das práticas sociais, entre todas as pro-

fissões da área da saúde (FEUERWERKER, L.C. M., 2007). As

vivências de diferentes experiências têm revelado a neces-

sidade de um alargamento teórico-conceitual para pensar e

construir essas mudanças.

Dentre elas as rodas de conversas que é uma estra-

tégia política libertadora, que favorece a emancipação hu-

mana, política e social de coletivos historicamente excluí-

dos. Por ser um método de reflexão coletiva que consiste na

criação de espaços de diálogo, em que as pessoas possam

se expressar e, sobretudo, escutar os outros e a si mesmos

(SAMPAIO, 2014).

Dialogar não é reduzir a opinião do outro e prevalecer

sobre ela, não é falar para o outro, mas falar com ele (FREIRE,

1989). Logo, a partir do nosso trabalho desejamos mostrar

o quanto está equivocado tal ser, quando valoriza certo co-

nhecimento em detrimento de outro.  Para Bezerra (2013)

diálogo não significa simplesmente palavras soltas ao vento,

mas pronúncias que juntas fazem parte da conscientização

dos homens e mulheres para a luta pela libertação. A ação

promove a cidadania das presentes, a humanização do cui-

dado e a singularidade do indivíduo.

METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência da atividade de

educação em saúde, uma roda de conversa com as adoles-

centes, seis acadêmicas, duas professoras e uma enfermeira

da secretaria de saúde.

ANÁLISE

Primeiramente foi necessária a desconstrução de

um olhar de “pré-conceito” a respeito das situações de