Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2071 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2071 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2071

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

com perspectiva de abrangência a públicos de diferentes

faixas etárias. Tornando então, o indivíduo alguém que pos-

sui direitos sociais e deveres iguais com os demais desfavo-

recidos da sociedade.

Segundo Freire (1998, p.17):

Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará pre-

parado para entender o significado terrível de uma

sociedade opressora? Quem sentirá, melhor que

eles, os efeitos da opressão? Quem, mais que eles,

para ir compreendendo a necessidade da liberta-

ção? Libertação a que não chegarão pelo acaso,

mas pela práxis² de sua busca; pelo conhecimento

e reconhecimento da necessidade de lutar por ela.

Luta que, pela finalidade que lhe derem os oprimi-

dos, será um ato de amor, com o qual se oporão ao

desamor contido na violência dos opressores, até

mesmo quando esta se revista da falsa generosida-

de referida.

A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE É POSSÍVEL!

Tanto para a cidadania, para a educação e para a saú-

de, como nas demais áreas do convívio humano, o

resul-

tado

esperado é o de que, embora a completude do ser

humano à transformação da realidade é possível. O proces-

so educacional brasileiro vigente, muitas vezes se torna pas-

sivo, ou seja, onde há um agente portador da sabedoria e

um receptor, sendo esse último ignorado em sua essência e

saber. Esse é um processo que se prolonga demasiadamen-

te, mas não significa que não seja discutido no contexto das

instituições e da sociedade.

Evidenciar que os saberes técnico-científicos precisam

ser ampliados e integrados à realidade dos saberes popula-

res contribui, fortemente, para refletirmos e analisarmos o

ensino, pesquisa, a extensão, a comunicação e o que temos

feito diante das nossas formações como futuros profissio-

nais. Participarmos de um ensino e de pesquisas que tradu-

zam um modelo de formação voltado para as necessidades

sociais vigentes, com uma comunicação dialógica entre as