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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2069

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

contexto e a intenção que esse termo

extensão

apresenta,

permanece arraigado nos pensamentos e nas condutas de

seus sujeitos, não correspondendo dessa forma a uma ação

educativa libertadora e real.

Freire possibilita-nos refletir sobre as nossas ações

como estudantes e professores numa perspectiva humanis-

ta. A partir desse ponto de vista, estender nossas técnicas,

como prescrições a serem seguidas obstinadamente, não

são respostas ou definições de melhorias efetivas para a co-

munidade, pois não nos cabe persuadir nem fazer dessas

pessoas um papel em branco para nossas disseminações e

prescrições academicistas.

As ações feitas para/com a comunidade externa aos

muros das escolas e, principalmente, das universidades, não

são para serem negadas ou criticadas tão somente. Entretan-

to, encaixar um projeto em que se faça uma práxis educati-

va emancipadora num conceito que o nega é inaceitável e

contraditório. Não podemos negar que os indivíduos envol-

vidos com tais projetos sejam em conjunto sujeitos transfor-

madores de suas próprias realidades.

Nem aos camponeses, nem a ninguém, se persuade

ou se submete à força mítica da propaganda, quan-

do se tem uma opção libertadora. Neste caso, aos

homens se lhes problematiza sua situação concre-

ta, objetiva, real, para que, captando-a crìticamen-

te, atuem também crìticamente, sobre ela. (FREIRE,

1985, p.14).

A OBRA DE ARTE E O PROCESSO DA FORMAÇÃO

CRÍTICA PARA A CIDADANIA

Cidadão, no seu âmbito primário, significa para Freire “o

indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado”

(1993). Nesse sentido,

cidadania

refere-se à postura que esse

cidadão utiliza sua condição de posse de direitos e deveres.

Posto isso, pode ser definida como um convite que qualquer

indivíduo possui para sociabilizar e interagir com as diversas

oportunidades de praticar o ato de cidadania e equidade social.