Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2062 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2062 / 2428 Next Page
Page Background

2062

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

anseios, de dúvidas, de esperanças ou desesperan-

ças que implicitam temas significativos, à base dos

quais se constituirá o conteúdo programático da

educação. (FREIRE, 1987)

Menino, eu ainda estou pesquisando para ver o que

acontece de ‘diferente’ na tua escola. No final do ano, eu

termino essa pesquisa e, com ela, eu volto para a comunida-

de para dar um retorno, comentar sobre as reflexões e ideias

que eu estudei e apresentar às professoras, aos profissionais

de saúde e à sua comunidade muitas sugestões para melho-

rar ainda mais todo esse ensino, que já é muito bom.

Mais coisas, eu sei, que vamos poder conversar com

você e com seus colegas.

E, antes que eu me esqueça, perdoa-me porque lhe

chamei de Bruno, viu. Eu sei que o seu nome não é esse,

mas a “ciência” exige que a gente quando faz pesquisa não

identifique os ditos “sujeitos” desses estudos, que chamam

de ‘científicos’.

Até breve, menino.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação.

Programa de Saúde na Es-

cola

. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007.

Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/expansao -da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad -educacao-continuada-223369541/14578-programa -saude-nas-escolas>

. Acesso em: 28 março 2018.

CECCIM, Ricardo Burg; FERLA, Alcindo Antônio. Educação e

saúde: ensino e cidadania como travessia de frontei-

ras.

Trabalho Educação Saúde

, Rio de Janeiro, v. 6, n.

3, p. 443-456, fev. 2009. Disponível em:

<http://www. revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r219.pdf>

.

Acesso em: 25 março 2018.

FREIRE, Paulo. A dialogicidade - essência da educação como

prática da liberdade In: _____.

Pedagogia do Oprimi-

do

. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.