Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2061 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2061 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2061

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

Já a palavra

pedagogia

vem do grego e significa ‘con-

dução da criança’, ou seja, ela conduz, orienta a aprendiza-

gem. Assim, as

práticas pedagógicas de saúde

tratam do mé-

todo teórico, somado aos conhecimentos práticos do edu-

cador, que será utilizado para ampliar a educação. Portanto,

a educação em saúde e as práticas pedagógicas de saúde se

completam (CECCIM; FERLA, 2009; TOZETTO; GOMES, 2009)

e precisamos que esses dois dispositivos andem juntos para

que você consiga aprender de forma fácil e correta.

As práticas pedagógicas de saúde nas escolas têm

sido, durante anos, praticadas sem um programa ou uma

base de âmbito federal que evidenciasse a importância des-

sas práticas e a sistematização das mesmas. Além disso, há

necessidade de uma união intersetorial, em prol de que

em todos os estados brasileiros realizem-se, pelo menos, o

que se constitui como ‘básico’ a ser aplicado e ensinado em

questões de saúde às crianças.

Pensando nisso, em 2007, o Presidente da República

Luiz Inácio Lula da Silva criou o PSE, um programa que uniu

a saúde e a educação (BRASIL, 2007).

Sabe Bruno, apesar da Prefeitura e do Estado não in-

vestirem o quanto deveriam na saúde e na educação de vo-

cês, as nossas crianças, nosso futuro, aí na escola que você

frequenta, eu vi que as coisas podem ser diferentes. Mesmo

com a falta de recursos e com a vulnerabilidade da região,

as equipes da saúde e da educação vêm fazendo de tudo o

possível para que vocês cresçam e se desenvolvam da me-

lhor forma e isso tem se mostrado como “dando certo”.

O vínculo entre os profissionais da escola e da ESF é

forte, várias vezes, presenciei na unidade de saúde, o enfer-

meiro telefonando para saber sobre os seus colegas e a sua

professora ligando para tirar algumas dúvidas ou pedir para

que nossa equipe fosse lá.

A educação autêntica, repitamos, não se faz de ‘’A’’

para ‘’B’’ ou de ‘’A’’ sobre ‘’B’’, mas de ‘’A’’ com ‘’B’’,

medializados pelo mundo. Mundo que impressio-

na e desafia a uns e a outros, originando visões ou

pontos de vista sobre ele. Visões impregnadas de