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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2033

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

delas e os riscos inerentes às relações. Este movimento de

ideias é necessário ao contexto educativo, propiciando olha-

res outros a estes recursos. É preciso, tomando como exem-

plo uma tecnologia recente, que educadores e educandos

percebam o que potencialmente está implícito na utilização

de aplicativos em smartphones conectados à internet, riscos

e benefícios. “O caminho é a informação transformadora, é

o conhecimento crítico que implica tanto o domínio da téc-

nica quanto a reflexão política [...] que se acham estes ou

aqueles procedimento técnicos.” (FREIRE, 2013, p. 161). É um

trabalho formativo, abrange a técnica, necessária à ação, e o

político, necessário ao sentido.

O avanço das tecnologias em rede transforma as re-

lações da escola com os sujeitos e os conhecimentos, dada

a amplitude no acesso aos conhecimentos historicamente

legitimados, bem como àqueles de rápida liquidez. Como

trata-se de uma instituição moldada por estruturas hierár-

quicas e curriculares que não tem, necessariamente, a ne-

cessidade de se conformar imediatamente às novidades,

posto sua responsabilidade social, de desenvolvimento hu-

mano, permanecem distâncias e desequilíbrios na relação

escola-novas tecnologias.

O argumento principal é a dificuldade - quase im-

possibilidade - de tornar as TIC meios de ensino que

melhorem os processos e resultados da aprendi-

zagem se os professores, diretores, assessores pe-

dagógicos, especialistas em educação e pessoal da

administração não revisarem sua forma de entender

como se ensina e como aprendem as crianças e jo-

vens de hoje em dia [...]. (SANCHO, 2006, p. 16).

Se, as TIC puderem se tornar meios de ensino, e não

fins, e se esses meios melhorarem os processos de ensino

e de aprendizagem de crianças e jovens na escola pública,

então teremos o equilíbrio proposto no subtítulo desta co-

municação científica. É pertinente lembrar que nossa maior

preocupação com esta temática é o acesso por todas e to-

dos, sem exclusão e com qualidade. A ciência e a tecnolo-