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2032

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

logias, como é possível perceber nos recursos cibernéticos,

de uma internet que fora projetada para fins militares e se

expandiu para outros âmbitos da vida comum, integrando-

-se cada vez mais ao cotidiano. Em sentido ético, “Lembre-

mo-nos sempre de que a tecnologia é um meio a serviço da

humanidade e não o oposto” (MARCOVITCH, 1998, p. 145).

A internet vêm afirmando-se nas últimas duas décadas

no Brasil, para uso doméstico, como um meio de conectivi-

dade, atuação e acesso a conhecimentos como jamais visto

em outros períodos históricos. A tecnologia é expandida de

tal modo, que termos como ‘internet das coisas’, ‘big data’

e ‘inteligência artificial’ vem ocupando destaque nos portais

de comunicação. Tratam-se de aprimoramentos exponen-

ciais que são desenvolvidos para atender a diversos anseios,

pretendendo a difusão à escala global. Contudo, incorre-se

em riscos a longo prazo dificilmente determináveis, como a

possibilidade de violação da privacidade, direito resguarda-

do pela constituição federal brasileira (BRASIL, 1988). Ainda

destaca-se o caráter comercial de novas tecnologias, que

visam predominantemente retorno financeiro, com poucas

preocupações de ordem ética.

Por

novas tecnologias

entendemos, hoje, o surgi-

mento de uma outra articulação de linguagens en-

carnada em novos suportes que são as máquinas

com que os homens se comunicam, dotando-as da

capacidade de processarem e intercambiarem in-

formações. Ao passar a habitar os suportes dessas

novas máquinas, as linguagens assumem formas

radicalmente mutantes, não só do fazer as coisas,

sobretudo do constituir-se em sociedade e do sin-

gularizar-se como sujeito autônomo e competente

das corresponsabilidades alargadas em uma socie-

dade global. (MARQUES, 2003, p. 44-45).

As corresponsabilidades podem ser percebidas como

uma espécie de ponte moral entre o nem divinizar, nem dia-

bolizar freiriano, ao passo que é necessário delinear os prin-

cípios intrínsecos da relação dos homens com as tecnolo-

gias, que leva a pensar nas razões de ser, de servir, de existir