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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1999

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

(re)construção coletiva desses saberes. Isso faz com que as

tecnologias digitais possam ser contextualizadas nos plane-

jamentos de ensino de uma forma emancipatória e liberta-

dora, resultando em um potencial transformador no diálogo

pedagógico.

É imprescindível refletir sobre as tecnologias quando

se almeja ser um mediador para os atos de (re)construção

pautados no diálogo e na compreensão de sentido dos

acontecimentos do mundo, para aperfeiçoar a curiosidade

e as aprendizagens evolutivas que o tempo requer. A força

da educação está justamente em problematizar a realidade

e manifestar nas práticas pedagógicas a exigência de bus-

ca pelo que deixa de se expressar, que anula inclusive os

processos cognitivos e emocionais através das tecnologias

digitais. O ponto de referência das tecnologias educativas

deveria ser manifestado pela análise reconstrutiva de co-

nhecimentos, para atingir a compreensão do processo que

se efetiva pelos meios da linguagem, que pressupõe que o

saber sobre o seu conhecimento na educação só pode ser

adquirido de maneira conflituosa, dialógica e não passiva.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia

. 9. ed. Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da autonomia

:

Saberes necessá-

rios à prática educativa. 19. ed. São Paulo: Paz e terra,

1996.

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade

.

10.

ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo.

A Educação na Cidade

. 5. ed. São Paulo: Cor-

tez, 2001.

FREIRE, Paulo.

Extensão ou Comunicação?

11. ed. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido.

36. ed. Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 2005.