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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1909

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

concepção do pensar – uma atividade que não tem fim e

instiga a continuar procurando respostas provisórias. Essa

busca está intrinsecamente ligada à capacidade de assumir

a responsabilidade pelo mundo, porque, somente se o mun-

do e aquilo que nele acontece fazem algum sentido para os

indivíduos, ele pode deixar de ser um lugar inóspito, pas-

sando a “[sua] casa”, que depende deles para ser arrumada

e reformada, transformada e conservada.

O pensamento torna-se relevante, dessa maneira, não

pelo que produz de concreto, mas pelo próprio exercício

de pensar, de interrogar-se e de buscar entendimentos, não

definições estanques. Este exercício é o que permite com-

preender o que ocorre no mundo, estabelecendo sua per-

tença e engajando-se na conservação/renovação deste es-

paço-tempo compartilhado.

FREIRE E O PENSAR CERTO

Pensar exige um sujeito que pensa, um objeto pensa-

do, que mediatiza o primeiro sujeito do segundo, e a comu-

nicação entre ambos, que se dá através de signos linguísti-

cos, como argumenta Freire (1977, p. 66), em

Extensão ou

Comunicação?

O autor acrescenta o adjetivo ‘certo’, indican-

do que, além de raciocinar e conhecer, é necessário pensar

certo.

Conforme Redin et al. (2010, p. 312), esta categoria, na

obra de Freire, situa-se no centro de sua pedagogia crítico-

-humanizadora, comprometida com a luta por um mundo

mais justo, liberto e igualitário. O autor insistia na importân-

cia da coerência entre teoria e prática, no valor da crítica e

da autocrítica para a educação problematizadora, no desafio

do pensamento dialético e, acima de tudo, na radicalidade

do diálogo e da humildade inerentes a uma educação au-

tenticamente progressista.

Na

Pedagogia do Oprimido

, Paulo Freire (1987) rela-

ciona o pensar certo com a disposição ao diálogo e com

a coerência entre pensamento e ação, salientando que os

indivíduos vivenciam a autenticidade do pensar, mediati-