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1904

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

elaboração e proposição de práticas pedagógicas que supe-

rem a memorização, voltando-se a construção de sentidos,

o que é essencial para o estabelecimento da pertença ao

espaço-tempo partilhado por todos.

Palavras-chave:

Paulo Freire. Hannah Arendt. Pensar. Signi-

ficado. Criticidade.

ARENDT E O SIGNIFICADO DO PENSAR

Hannah Arendt discute o pensar e sua relação com

a possibilidade de evitar o mal a partir da análise do julga-

mento de Eichmann em Jerusalém, em que a autora conclui

que as atrocidades foram cometidas em virtude da recusa

ao pensar. Em

A Vida do Espírito

, ela relata ter se deparado

com uma manifesta superficialidade do agente que tornava

impossível seguir o mal incontestável de seus atos até qual-

quer nível mais profundo de raízes e motivos.

Os atos eram monstruosos, mas o agente era absolu-

tamente vulgar, nem demoníaco nem monstruoso. O que o

caracterizava era a irreflexão. Esta ausência de pensamento

é uma experiência tão vulgar na nossa vida cotidiana, onde

dificilmente temos tempo, para não falar da inclinação para

parar e pensar (ARENDT, 1991a, p. 14-15).

Os crimes de Eichmann não podem ser explicados

por justificativas tradicionais, pois não são motivados por

um demônio – princípio do mal, numa abordagem religiosa,

e também porque não se originam em sentimentos pouco

nobres, como a inveja, a fraqueza, a cobiça ou o ódio que a

pura maldade nutre pelas boas coisas. Ao constatar que as

atrocidades cometidas por Eichmann, que não se apresen-

tava monstruoso, demoníaco nem movido por grandes con-

vicções ideológicas, se fundamentavam na irreflexão, e, ao

perceber a sua superficialidade, Arendt vincula a banalidade

do mal com a falta ou recusa do pensamento.

Critelli (2013, p. 52) relaciona a incapacidade de pen-

sar com as atividades do pensamento e do julgamento. Já a

capacidade de fazer o mal e a apolítica relacionam-se com a