Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1778 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1778 / 2428 Next Page
Page Background

1778

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

No verbete Educação Popular, utilizado para orien-

tar nossas falas, a autora, Conceição Paludo, que dialoga

muito bem com o que anteriormente havia escrito e os de-

safios encontrados atualmente, afirma que é: “a busca por

condições dignas de vida e a possibilidade de afirmação de

identidade constitui uma das marcas da participação das

classes populares nos movimentos sociais da modernidade”

(PALUDO, 2010, P.139). Isso é visto na força que o povo tem

sobre algo, que quando quer ele vai à luta por aquilo, e se

une a outros que juntos buscarão alcançar um mesmo obje-

tivo e assim fazê-lo ainda mais viável. Acreditar que o povo

tem voz, e tem vez, que esse povo é o que fundamenta uma

escola e é o que constitui e propaga a educação, é o fun-

damento da educação popular, da qual Paulo Freire é uma

importante referência.

Deste modo, as atividades de formação promovidas

pelo nosso GP, na modalidade de Rodas de Diálogo, vêm se

fortalecendo no que se refere à aproximação e ampliação

de parcerias com escolas de Educação Básica, promovendo

a reflexão sobre a prática a partir de suas demandas. A cada

encontro validamos que o encontro da universidade com

a escola, e vice-versa, é um processo riquíssimo de forma-

ção, profissional e pessoal. Conhecer o gestor, o professor,

o profissional da escola em seu ambiente, é tão importan-

te quanto propor espaços para dar visibilidade à escola, de

modo que possam compartilhar o que fazem, bem como

aprender com os fazeres de outras instituições.

A partir de minha reflexão sobre esta experiência,

apresentada nesta Carta Pedagógica, gostaria de agradecer

aos que leram até o fim e que, de alguma forma, sentiram-se

parte da escrita, este também era o objetivo. Como missão,

gostaria que se inspirassem na minha escrita, ou mesmo

que escrevessem alguma experiência ou vivência na área

da educação, certamente se surpreenderão com ela e irão

admira-la ainda mais. Agradeço à pesquisa por promover e

ampliar o meu olhar sobre a educação, ver o quão potente,

atraente e promissora ela é. Por me proporcionar este es-