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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

A presente comunicação é parte de uma pesquisa

qualitativa, documental e bibliográfica na área da educação,

que se edifica no embasamento teórico freiriano e tem por

objetivo principal apresentar a trajetória de uma educação

popular através das memórias sobre os

círculos de cultura

no Rio Grande do Sul, do início dos anos de 1960. Em espe-

cial, apresentamos um pequeno recorte da reconstrução da

experiência dos círculos de culturas na Secretaria de Cultura

(SEC) do Estado e Secretaria de Educação (SMEC) do Muni-

cípio de Porto Alegre. Para tanto, utilizamos como fonte de

pesquisa parte do riquíssimo arquivo pessoal do professor

Balduíno Antonio Andreola, e de seu relatório de pesquisa:

O Instituto de Cultura Popular no Rio Grande do Sul: história,

influências e desdobramentos

(1995), que oferece um dos-

siê com entrevistas e reflexões sobre o Instituto de Cultura

Popular do Rio Grande do Sul, que foi fundado à luz da

pe-

dagogia

de Paulo Freire e da

filosofia

de Ernani Maria Fiori.

A análise do conteúdo foi realizada a partir do estudo e da

leitura dos referidos materiais, em especial as entrevistas

contidas no relatório de pesquisa, organizando fichamentos

para uma melhor compreensão de seu conteúdo manifes-

to e latente. Assim, construímos um quadro que teve como

propósito relacionar os conteúdos com os objetivos especí-

ficos de nossa pesquisa, visando resgatar as experiências dos

círculos de cultura e educação popular nos aspectos mais

amplos e identificar aspectos específicos desta experiência e

trajetória com o contexto histórico. A mesma está vinculada

ao projeto de pesquisa “Educação popular e pesquisa ação

participante: processos emancipatórios e (des)colonialidade

na América Latina”, desenvolvido na Universidade de Santa

Cruz do Sul em diálogo com a pesquisa “A Presença de Pau-

lo Freire no Rio Grande do Sul”, realizada na Universidade

do Vale do Rio dos Sinos.

OS CÍRCULOS NA SEC E NA SMEC

A propagação da cultura e da educação popular no

Rio Grande do Sul teve sua culminância no final dos anos