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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

a tarefa da educação é garantir que o mundo fale com os

jovens.” (2013, p. 98)

Portanto, a IC se apresenta como uma possibilidade

para, conjuntamente, pensar, agir e transformar o mundo,

dando-lhe novos sentidos. Isso através de uma metodologia

de ensino viável para transpor os muros da escola, por meio

de pesquisa que qualifique o ensino fundamental da edu-

cação básica, através de políticas públicas, gestão sensível

à inovação, espaço escolar disponível para o trânsito dos

alunos, currículo flexível para que, paulatinamente, possam

ocorrer mudanças em prol da educação e de uma sociedade

mais justa e humana.

REFERÊNCIAS

ARENDT, H.

Entre o passado e o futuro

. São Paulo: Pers-

pectiva, 2013.

BAGNO, Marcos.

Pesquisa na escola - o que é, como se

faz.

24. ed. São Paulo: Loyola, 2010.

BOCASANTA, Daiane Martins.

Inventando novos modos

de ser professor e aluno: a Iniciação Científica nos

Anos Iniciais.

X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de

2014. Disponível em:

<http://xanpedsul.faed.udesc.br/ arq_pdf/2003-0.pdf

>. Acesso em: 10 mar 2018.

BRASIL,

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Na-

turais.

Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:

MEC-SEF, 1997.

CNPq.

Iniciação Científica Júnior - ICJ - Norma Especí-

fica

. Disponível em:

<http://www.cnpq.br/document s/10157/96bfa431-898f-49b8-a70f-4c070af213e6>

.

Acesso em: 20 mar 2018.

FREIRE. Paulo.

Pedagogia da Autonomia: saberes necessá-

rios à prática educativ

a.

São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_______.

Pedagogia do Oprimido.

17ª ed., Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 1987.