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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dizagens, integração, novas amizades, encontros, enfim, é

disponibilizada a abertura para novos horizontes científicos,

culturais, sociais e ambientais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A implementação de IC no currículo base do Ensino

Fundamental está ocorrendo, gradativamente, na EMEF San-

ta Marta. É um exemplo de experiência pensada para qua-

lificar o ensino, pois reflete o processo de experimentação

de realizar pesquisa, permanentemente, em sala de aula. A

esperança é que a partir desta experiência, assim como das

outras relatadas neste artigo, ocorram transformações no

processo de ensino e aprendizagem, as quais contemplem

o desenvolvimento da criticidade e o aperfeiçoamento nos

processos de leitura, escrita, raciocínio lógico e de interação

com o meio.

Portanto, a implementação de IC, com ações refleti-

das, contribuirá para o ensino e evitará ser mais um “mo-

dismo” na educação. Para a concretização de pesquisa e

ensino de qualidade há necessidade de arriscar, pensar co-

letivamente e experimentar fazer pesquisa na escola a partir

do rigor metódico. Para isso, conta-se com a participação

e a atuação de docentes envolvidos com uma educação

que vislumbre ensinar através da pesquisa. Também com a

necessidade de certa formação continuada que possibilite

mudanças de atitudes e de transformações de si mesmo

para assim modificar o meio de inserção. E esse movimen-

to pode resultar em modificações no mundo. Conforme

Paulo Freire (1996, p. 110), “ensinar exige compreender

que a educação é uma forma de intervenção no mundo”.

Ao ensinar refletindo e pesquisando a partir da leitura de

mundo, possibilita-se aos envolvidos serem protagonistas

da sua história. Na obra

Em defesa da escola: uma ques-

tão pública

, Masschelein e Simons apontam “a educação

como uma concessão de autoridade para o mundo, não

só pra falar sobre o mundo, mas também e, sobretudo por

dialogar (encontrar, comprometer-se com ele). Em suma,