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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

a despeito das iniciativas de subversão dessa lógica, para

superar o paradigma de um espaço disciplinador, normati-

zador, produtor e reprodutor das desigualdades sociais.

Em que pese esse diagnóstico, é possível e necessá-

rio identificar e visibilizar práticas que evidenciam o quan-

to é significativo o trabalho educativo com crianças, jovens,

adultos e idosos em nossas escolas, que a afirmam como

um espaço efetivamente educativo, crítico democrático, que

promove uma cultura de respeito e reconhecimento da di-

versidade sexual como um direito humano fundamental.

CAMINHOS E VEREDAS

Neste texto socializo experiências como educador

atuando com o componente curricular de Filosofia junto aos

educandos das turmas de C30, no último ano do III Ciclo, em

escola da periferia urbana de Porto Alegre.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilai-

re, situa-se na zona leste de Porto Alegre, na Vila Panorama,

parte do bairro Lomba do Pinheiro e próxima à divisa com o

município de Viamão, nas cercanias do Parque Saint Hilaire,

uma área de proteção ambiental com 1.148 hectares, com

flora exuberante, onde se localizam as nascentes dos prin-

cipais arroios da cidade e a Barragem da Lomba do Sabão.

A escola conta atualmente com cerca de 1200 matriculados,

do Jardim B até a Totalidade 6, e 90 professores.

A Região tem oficialmente 62.315 habitantes, com

área de 50,65 km², que representa 10,64% da área do mu-

nicípio (OBSERVAPOA, 2015), conta com 42 vilas e estima-

-se que existam mais de 50 assentamentos irregulares ou

clandestinos. Historicamente teve, depois de um período

inicial marcado pela pecuária, sua vocação marcada pela

produção e abastecimento da cidade com gêneros primá-

rios, como leite e hortifrutigranjeiros. A partir da década

de 1970 surge, com o êxodo rural, a proliferação de vários

loteamentos clandestinos e uma maior ocupação urbana e

as lutas sociais em torno da regularização fundiária e ser-