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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

do êxito com base em questões levantadas pela pesquisa.

No caso do III Ciclo, a partir da iniciativa na disciplina de

Filosofia, foram retomadas algumas das Falas Significativas

da Pesquisa Sócio-Antropológica e dos dados existentes em

torno da temática do Lazer, dada as características dos estu-

dantes dos oitavos anos e da existência de um trabalho pre-

liminar que apontara sua pertinência

5

. Elas foram o ponto de

partida para o trabalho desenvolvido. Ei-las.

Falas Significativas da Pesquisa Socio Antropológica

(L0AZER)

1.“O lazer aqui é zero.”; 2. “A única coisa boa aqui

são os mercados”; 3. “O Pinheiro era para ter um

cinema, um teatro.”; 4.“Qualquer bailezinho já tem

uma briga.”; 5. “Não tem opções. A pracinha é cheia

de marginal, de maloqueiro”; 6.“O lazer é escasso

por que o dinheiro não dá”.; 7. “Meu lazer é fora da

Lomba”.; 8.

“Minha amiga foi estuprada no pi-

nheirinho...”; 9. “Hoje em dia, por causa da tecnolo-

gia, da violência, não saímos mais. Ficamos dentro

de casa, mexendo no celular.”

Tais falas foram apresentadas, problematizadas e dis-

cutidas com os estudantes, levando à identificação das con-

tradições presentes nas visões de mundo dos mesmos e

argumentos sobre a inexistência ou insuficiência de alterna-

tivas de lazer, esporte e cultura no contexto local

6

. Questões

como o desconhecimento sobre a diversidade biológica e

sociocultural da Lomba do Pinheiro, dos equipamentos pú-

blicos existentes e em construção, além dos impactos cau-

5

Em final de 2016, alguns de nós participamos do processo de mobilização

na escola e com representantes das turmas no Seminário da Juventude

da Lomba do Pinheiro, em promoção da Rede de Atendimento à Criança

e Adolescente – Lomba do Pinheiro, com apoio da SJDH – Secretaria de

Justiça e Direitos Humanos/RS; SMC, FASC, SMED/PMPA. Na oportunidade

nossa escola privilegiou, entre as opções existentes, a temática Relação

dos jovens com as fronteiras territoriais de cultura e lazer: e foi feito um

trabalho preparatório sobre a mesma (MELLO, CARDOSO, 2016b).

6

Tivemos acesso também ao importante trabalho do Observatório da Cul-

tura, que mapeou os usos do tempo livre e práticas culturais dos porto-ale-

grenses, através de visitas a domicílio de 1.220 porto-alegrenses de ambos

os sexos, com idade a partir de 14 Anos nas 17 regiões da cidade (PMPA,

2015).