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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Nesta proposta, a prática, o trabalho e a realidade dos

educandos eram os pontos de partida de um caminho cujo

objetivo era a compreensão crítica, a partir da qual poderiam

entender-se como autores da própria história e da história

da sociedade. Por isso, a proposta era mediar a alfabetização

sem utilizar cartilhas prontas, que abordavam temas muitas

vezes desconhecidos aos educandos e tinham a intenção de

dirigir a forma com a qual eles deveriam pensar. Dizendo-se

neutras, estas cartilhas teciam ideias sobre política, trabalho,

educação, etc., com a intenção de direcionar o pensamento

dos educandos de forma que não des-cobrissem os possí-

veis problemas da realidade na qual viviam e não buscassem

se organizar para transformá-los.

Brandão (1981) comenta que, de forma oposta, a pro-

posta de Paulo Freire era que em cada círculo de cultura as

temáticas abordadas para a alfabetização fossem escolhidas

de modo diferente:

com

a comunidade e através do diálogo

tornando-se significativas para os educandos. A partir disto,

a problematização da realidade daria o norte para a aprendi-

zagem. Educadores e educandos construíam coletivamente

o material com o qual iriam trabalhar e cada um era chama-

do a participar ativamente, partilhando as aprendizagens.

Inicialmente, então, o animador, inserido na comuni-

dade e buscando compreendê-la, fazia uma pesquisa sobre

o seu universo vocabular ou universo temático através do

diálogo com os educandos. Desta pesquisa eram construídos

os materiais de estudo e selecionadas as palavras-geradoras.

Depois disso, acontecia a leitura da realidade social e da pala-

vra que a exprimia. A leitura do texto se fazia junto e a partir

da leitura do contexto. A leitura da palavra era a leitura da

realidade. De forma resumida, Paludo (2008, p. 265) explica:

A proposição, realizada e vivida por Freire, implica

três momentos centrais que exigem rigorosidade

e alegria: a leitura da realidade (investigação), que

deve ser codificada em Temas ou Palavras Gerado-

ras; a descodificação (oral e escrita), que requer a

problematização para a ampliação da compreen-

são crítica das “situações limites”; e a síntese cul-