Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1430 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1430 / 2428 Next Page
Page Background

1430

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ser a gestão um tempo histórico, um tempo de possibilida-

des e de sonhos que não podem ser enterrados em meio a

tantas dificuldades.

Enfim, encerro dizendo a vocês: É nesse ponto que

me encontro hoje, “inquieta, curiosa, e pacientemente im-

paciente” (FREIRE, 1996, p.35), vislumbrando uma educação

que possa garantir uma aprendizagem integral formando

homens e mulheres conscientes, competentes, comprome-

tidos e compassivos no mundo em que vivem.

Aproveito o momento para apimentar este momento

no fórum e trago a seguinte provocação: Diante da certeza

de que a transformação da realidade, por meio da educa-

ção, é resultante de ações empreendidas num tempo e num

espaço em que a gestão se efetiva, qual é o caminho que

devemos seguir, como gestores, com o fim de ampliarmos

o diálogo com toda comunidade educativa no sentido de

perceber seus anseios para, a partir deles, qualificar a nossa

prática?

Com votos de boas reflexões

durante todo fórum.

Fraternalmente,

Rosemere

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido

. 17. ed. São Paulo:

Paz e Terra, 1987.

______. Educação na cidade. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 1991.

______.

Pedagogia da autonomia

: saberes necessários à

prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (cole-

ção leitura).