Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1428 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1428 / 2428 Next Page
Page Background

1428

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

educação de qualidade deve ser o cerne da minha gestão.

E para tanto, é necessário que eu assuma o forte compro-

misso com toda a comunidade educativa no sentido de for-

talecer cada vez mais a qualidade da prática desenvolvida

dentro da ESAR.

Minha prática como diretora, tem evidenciado que, no

movimento interno experienciado pela comunidade edu-

cativa, a necessidade de fortalecer a qualidade do trabalho

desenvolvido na escola, com base na mediação da gestão,

é um anseio de todos. Afinal, os registros que faço do coti-

diano da escola evidenciam uma rotina intensa que pede o

olhar cuidadoso do gestor sobre a vida dos alunos, a rela-

ção alunos-docentes, a formação docente, a relação coor-

denação pedagógica-docentes, os recursos, a relação com

as famílias, os planejamentos, o calendário, os projetos, a

acolhida aos estagiários, os editais de concessão de bolsas,

a busca por parcerias e até questões básicas na estrutura

física, pois “como ensinar e

Aprender com alegria numa escola cheia de poças

d’água com fiação ameaçadoramente desnuda, com a fossa

entupida, inventando enjoo e náusea?” (FREIRE, 1991, p.33)

Acredito, então, que a qualidade da educação ofere-

cida pela escola e de que forma essa qualidade pode ser

potencializada pela ação da direção, apontam para uma re-

flexão sobre a necessidade do desenvolvimento de práticas

gestoras que articulem toda a comunidade escolar para a

construção de um ambiente de escuta, participação e toma-

da de decisões. Sobretudo, para a participação das famílias

dos estudantes, tendo em vista que a importância da cons-

trução de uma relação saudável entre escola e família tem

permanecido no cenário de desafios no campo educacional.

Por isso, meu propósito é transformar a minha prática,

de forma a contribuir para elevar o nível da qualidade da

aprendizagem dos 751 alunos matriculados na ESAR. Con-

fesso que bate o medo. Medo de não corresponder às ex-

pectativas. Por outro lado, sinto-me ousada em pensar uma

escola viva, que ultrapasse a concepção bancária, aquela