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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

OBJETIVO(S)

Os objetivos do relato de experiência estão ancorados

ao pensar o papel dos pedagogos e (re)pensar as práticas

pedagógicas no âmbito escolar. No decorrer do artigo iremos

apresentar o referencial teórico, seguido da metodologia e

da análise alcançando os resultados pelo e com os objeti-

vos consolidados pelo relato de experiência ao estar como

protagonistas em constituição, já que ser pedagogo(a) é um

permanente buscar, (re)significar e mediar pedagógico.

REFERENCIAL TEÓRICO

Pressupostos teóricos do pensamento educativo frei-

riano fortificam o entrelace: Paulo Freire e a formação de

educadores, aposta latente na escrita. Já que, discorrer so-

bre o papel do(a) pedagogo(a) é trazer a luz: a responsabi-

lidade, o comprometimento, a escuta, o diálogo, o respeito,

a confiança, a flexibilidade e a confiabilidade que são ele-

mentos importantíssimos na escola ou em qualquer espaço

educativo.

Na trajetória do pedagogo(a) as obras de Freire fazem

e são presença constante, citamos uma delas: Pedagogia do

Oprimido que é o livro em educação mais lido no mundo

embora, no Brasil seja menos lido do que na Alemanha e

França. Intentamos responder ancoradas nas obras de Freire,

qual é o papel dos pedagogos? Primeiramente compreen-

demos que ser pedagogo(a) é um movimento em perma-

nente trans/formação. As coisas não estão prontas elas virão

a ser e precisam ser construídas e alicerçadas pelo quefazer

ao (re)significar com e pela formação do(a) pedagogo(a) “o

seu quefazer, ação e reflexão, não pode dar-se sem a ação e

a reflexão dos outros” (FREIRE, 2011, p. 169).

É exatamente isso, a trajetória de pedagogo(a) é cons-

truída com os sujeitos que compartilham conhecimentos e

no com o mundo, a ação e a reflexão se dão simultanea-

mente, práxis sendo um ato coletivo. É o pensamento do

pedagogo que muda a realidade ou a realidade que muda