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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

categoria presente nas obras paulofreireanas, o inédito viá-

vel. O emergir da categoria do inédito viável ao artigo deu-se

por ao ser parte constitutiva da Educação Popular pressupõe

ser pensada com as diretrizes de uma criatividade que não

aprisiona, mas estimula a partir de uma criatividade que é

a libertadora. Neste sentido, surgiu à questão- problema:

como criatividade libertadora, mediada pela categoria do

inédito viável, é constitutivo da Educação Popular? Des-

se problema o objetivo geral pode ser delimitado: explicar

criatividade libertadora enquanto constitutivo da Educação

Popular situada pela categoria do inédito viável.

Utilizou-se de metodologia qualitativa a partir de pa-

lavras e temas geradoras com a intencionalidade da identi-

ficação semântica de inédito viável nas obras de referência

Pedagogia do Oprimido

(1987) e

Pedagogia da Esperança:

um reencontro com a pedagogia do oprimido

(1992) escritos

por Paulo Freire e a tese de doutoramento de Rosas,

Cria-

tividade em Educação Popular: um diálogo com Paulo Freire

(2008), para assim podermos alcançar o nosso objetivo de

explicar criatividade libertadora como constitutivo da Edu-

cação Popular.

METODOLOGIA DE PALAVRAS E TEMAS GERADORES

Nesse artigo, ao tomar por referência o problema ex-

presso e seus objetivos, assume a metodologia de cunho

qualitativo. Esse “tipo de investigação se centra na descrição,

análise e interpretação das informações recolhidas durante

o processo investigatório, procurando entendê-las de forma

contextualizada. Isso significa que nas pesquisas de corte

qualitativo não há preocupação em generalizar os achados”

(NEGRINE

apud

MOLINA e TRIVIÑOS, 1999, p. 61

)

. A partir

da natureza desse raciocínio palavras e temas geradores

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Palavras e temas geradores são terminologias utilizadas por Paulo Freire

no processo de aprendizagem onde, inicia-se pelo levantamento do uni-

verso vocabular dos estudantes (codificação) e posteriormente realiza-se a

decodificação integrando o significado das palavras geradoras ao contex-

to, levantadas no universo vocabular dos documentos analisados.