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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

esquerda. No caso dos governos de direita, explicitamente

o fundamento filosófico e político é o da liberdade de mer-

cado a partir do neoliberalismo. E, nesses contextos qual o

lugar da Educação Popular?

EDUCAÇÃO POPULAR – UM CONCEITO TEÓRICO-

PRÁTICO DE RESISTÊNCIA

A Educação Popular tem vários significados e estes

podem ser examinados em Brandão (1986) e Paulo (2013;

2018), entre outros teóricos que vem discutindo essa temá-

tica. Sim, a Educação Popular nos seus diversos significados

possui uma vinculação com o Estado e de um modo ou ou-

tro fez parte das pautas das políticas educacionais. De um

lado, o Estado (como exemplo, nos anos imediatamente an-

teriores a Ditadura Militar), junto com setores da sociedade

civil progressista (sindicatos, associações de moradores, de

bairro, igrejas e movimentos sociais populares), sustentava

um projeto educativo que discutia e implementava a edu-

cação, o trabalho e a economia problematizando o projeto

em voga; de outro, representantes políticos liberais defen-

diam a educação popular como política de acesso a educa-

ção escolar para todos. São dois conceitos de Educação Po-

pular diferentes, pois o primeiro defende uma escola e uma

sociedade humanizadora. O outro visava manter o projeto

de manutenção do poder.

É relevante pontuar o que Freire, em especial em Peda-

gogia do Oprimido (1987) e Pedagogia da Esperança (1994)

identifica com relação ao que entende por educação. Nos

livros citados, localizamos uma perspectiva crítica, como na

citação que segue:

Uma educação em cuja prática o ensino dos con-

teúdos jamais se dicotomize do ensino do pensar

certo. De um pensar antidogmático, anti-superficial.

De um pensar crítico, proibindo a si mesmo, cons-

tantemente, de cair na tentação do puro improviso.

(FREIRE, 1994, p. 168).