Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
principalmente nos seguintes temas: telejornalismo, sitcom, vi-
deoclipe, produção documental, produção de séries educativas
para televisão e web.
Eloísa Joseane da Cunha Klein
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade
do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), como bolsista do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Mestre emCiências da Comunicação pela Unisinos. Graduada em
Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado
do Rio Grande do Sul (Unijuí). Experiência como jornalista em
jornais, na Revista Informação (Sinpro-Noroeste) e em assesso-
ria de imprensa. Tem especialização em Humanidades, foco em
Sociologia, pela Unijuí. Interesses de pesquisa: teoria e pesqui-
sa em Comunicação; aprendizagem social e mídia; audiovisual;
telejornalismo; cultura e tecnologia; redes sociotécnicas; repor-
tagem; jornalismo e conhecimento via processos audiovisuais;
autorreferencialidade; aspectos pedagógicos do jornalismo e
experiência de construção social de noções sobre o jornalismo,
mídia e comunicação; midiatização; mídias digitais; circulação;
jornalismo alternativo; assessoria de comunicação; produção
informativa institucional e pessoal em mídias sociais
Gilson Luiz Piber da Silva
Doutor em Ciências da Comunicação, área de
Concentração em Processos Midiáticos, linha de Pesquisa
Midiatização e Processos Sociais, pelo PPGCom da UNISINOS
(RS). Mestre em Ciências da Linguagem pela UNISUL (SC).
Possui pós-graduação, nível de especialização, em Pesquisa e
Ensino do Movimento Humano pela Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM - RS). É graduado em Comunicação Social -
Jornalismo - pela UFSM. Jornalista concursado da Coordenadoria
de Comunicação Social da UFSM, com lotação na Rádio
Universidade, e professor do curso de Jornalismo, do Centro
Universitário Franciscano (UNIFRA - RS), nas áreas de rádio e
jornalismo esportivo. Tem experiência na área de comunicação,