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5.6

COLETA

Foi identificado na pesquisa o estabelecimento de algumas estratégias de aprovisionamento de

materiais proveniente dos consumidores:

1. compra: alguns atores compram REEE dos consumidores que levam os equipamentos

até eles. Assim, os consumidores e catadores arcam com o custo de transporte e

recebem uma quantia financeira baseada no preço dos materiais no mercado;

2. pontos fixos de coleta: são locais onde os consumidores podem direcionar os REEE;

assim, os consumidores doam os materiais e assumem o custo do transporte. Esses

pontos de coleta podem ser em locais negociados pelos atores ou nas próprias

unidades das empresas, que podem funcionar como pontos de coleta. Esses atores

restringem os tipos de resíduos que eles recebem em função do valor: por exemplo,

alguns não recebem televisores/monitores e geladeiras, pois é preciso pagar para

destiná-los corretamente

3. campanhas de recolhimento: são eventos organizados pelos atores que recolhem os

materiais em datas e locais específicos: não são portanto ocasiões permanentes. Os

atores viabilizam essas atividades através de parcerias com outras entidades, como o

poder público, empresas, universidades e escolas.

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