

74
5.6
COLETA
Foi identificado na pesquisa o estabelecimento de algumas estratégias de aprovisionamento de
materiais proveniente dos consumidores:
1. compra: alguns atores compram REEE dos consumidores que levam os equipamentos
até eles. Assim, os consumidores e catadores arcam com o custo de transporte e
recebem uma quantia financeira baseada no preço dos materiais no mercado;
2. pontos fixos de coleta: são locais onde os consumidores podem direcionar os REEE;
assim, os consumidores doam os materiais e assumem o custo do transporte. Esses
pontos de coleta podem ser em locais negociados pelos atores ou nas próprias
unidades das empresas, que podem funcionar como pontos de coleta. Esses atores
restringem os tipos de resíduos que eles recebem em função do valor: por exemplo,
alguns não recebem televisores/monitores e geladeiras, pois é preciso pagar para
destiná-los corretamente
3. campanhas de recolhimento: são eventos organizados pelos atores que recolhem os
materiais em datas e locais específicos: não são portanto ocasiões permanentes. Os
atores viabilizam essas atividades através de parcerias com outras entidades, como o
poder público, empresas, universidades e escolas.
82