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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

responsáveis pela execução judicial de privação ou restrição

de liberdade de adolescentes que cometeram atos infracio-

nais.

A análise do conceito de socioeducação teve no estudo

analisado o viés

da construção de uma pedagogia socioedu-

cativa articulada com os fundamentos da educação liberta-

dora e os princípios e práticas da justiça restaurativa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Lei 12433/2011 com sua importância simbólica tor-

na-se ummarco legal para investimentos e políticas públicas

educacionais objetivando a criação de espaços educacionais

dentro das instituições carcerárias a fim de efetivamente

ocorrer educação nas prisões e a consequente remição de

pena por estudo. A parceria entre o Ministério da Justiça e

da Educação, e a assinatura da Lei 12433/2011 reafirma a

importância da concretização de uma luta de movimentos

sociais e instituições voltadas à implantação de politicas pú-

blicas referentes ao sistema carcerário brasileiro.

O constante acompanhamento e denuncia da socie-

dade civil, no que se refere ao não cumprimento das me-

didas concretas no âmbito do Ministério da Educação, das

respectivas secretarias de educação dos entes federados,

deve garantir que o direito previsto em lei conte com infra-

-estrutura adequada para criação de escolas e núcleos de

EJA por todo território nacional e não apenas no Rio Grande

do Sul, geograficamente delimitado para esta pesquisa.

Portanto, estes espaços escolares, com seus currículos

básicos dentro do cárcere serão pressupostos de efetividade

da nova lei, os quais passarão a compor o núcleo conceitual

do direito social à educação. A análise da Lei 12.433/2011

revela assim, importantes alterações legais que são bené-

ficas ao preso e ao Estado e que poderão mitigar o grave

problema da superpopulação carcerária.

A presente pesquisa, diante da perspectiva da pesqui-

sa bibliográfica analisou os dados coletados, realizando o

levantamento das informações contidas no material biblio-

gráfico quanto às produções acadêmicas referentes à edu-