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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

universaliza-se um dado do sistema capitalista e um

instante da vida produtiva de certas economias ca-

pitalistas hegemônicas como se o Brasil, o México,

a Argentina devessem participar da globalização da

economia da mesma forma que os Estados Unidos,

a Alemanha, o Japão.

Em vez de aceitar a realidade ditada por uma minoria

econômica situada no Vale do Silício, a qual é pertinente

para seus interesses políticos e econômicos, têm-se o dever

de mudar esse quadro, uma vez que “o mundo não é; está

sendo” (FREIRE, 1996).

Assim, destaca-se o Comitê para a Democratização

da Informática (CDI), fundado em 1995 no Brasil (WARS-

CHAUER, 2004). Inicialmente, seu objetivo era a inclusão

digital de grupos marginalizados, tendo como referência o

educador Paulo Freire (OLIVEIRA, 2011). Embora tenha sido

descrito como um projeto social que promove a conscien-

tização e a transformação social, o CDI apresenta parcerias

privadas e métodos voltados ao mercado, como o estímulo

ao empreendedorismo.

METODOLOGIA

O levantamento de referencial teórico será o primeiro

método para a análise da temática proposta. Este estudo fo-

cará nas melhores abordagens voltadas às políticas de edu-

cação para minorias e ao ensino da computação. A partir

disso, seria necessária uma investigação da atual relação da

população no âmbito tecnológico.

Essa análise utilizará técnicas de pesquisa para coletar

dados que evidenciem o atual cenário estudado, bem como

a dimensão do problema e de suas possíveis soluções. Com

isso, o desenvolvimento do projeto será validado e testado

com a participação crítica das partes interessadas.

ANÁLISE

Como diz Santos (2007, p. 19, apud, STRECK, 2017):

nossas grandes teorias das ciências sociais foram produzi-