Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2421 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2421 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2421

EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

as possibilidades de uma Pedagogia do Coração. Para tan-

to, são pertinentes as várias compreensões conceituais de

educação em curso. No atual momento histórico, o próprio

Freire é atacado e removido à força de vários espaços pe-

dagógicos, porque é concebido como um educador rebelde

e transgressor. A transgressão é característica da Educação

Popular conscientizadora, que se nutre do amor, do diálogo,

da rebeldia e do compromisso. Para Fiori:

No amor, a experiência da presença atinge sua má-

xima intensidade. O amor é a inteligibilidade última

do mistério ontológico. “O ser é amor, ou não tem

sentido algum”. O amor absoluto é criador: prece-

de e cria o amado e a este dá a totalidade de seu

ser. Sem a presença do Amor os seres não seriam

amados e, por isso, não estariam presentes. [...] A

presença não é afrontamento, mas comunhão. Não

é também “estar diante”, quanto “estar com”. A pre-

sença é condição de nosso estar com os seres, no

ser: nela, desvela-se a participação ontológica (FIO-

RI, 2014, vol. I, p. 220).

Percebemos em Fiori um compromisso com uma pe-

dagogia comprometida com a transformação social e liber-

tação. Na mesma sintonia, segundo Freire:

Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas

pela práxis de sua busca; pelo conhecimento e re-

conhecimento da necessidade de lutar por ela. Luta

que, pela finalidade que lhe derem os oprimidos,

será um ato de amor, com o qual se oporão ao

desamor contido na violência dos opressores, até

mesmo quando esta se revista da falsa generosida-

de referida. (1987, p.17).

Essas citações não são apenas registros de uma época

ou de um educador-pesquisador, elas refletem e traduzem

as pedagogias das convergências, das urgências e das diver-

gências. É urgente discutirmos o amor nas relações educa-

ção e sociedade. Uma Pedagogia do Coração, na perspecti-

va da Educação Popular, defende projetos e ações concretos

que visam teorias e práticas engajadas.