Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2310 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2310 / 2428 Next Page
Page Background

2310

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a pala-

vra”, o qual esteve presente em outros espaços institucionais,

públicos, escolares e não-escolares que possibilitaram a essas

pessoas participarem do mesmo. Porém, por diferentes moti-

vos no ano de 2017, estivemos somente em escolas públicas

proporcionando às crianças vivenciarem as contações.

Pensar no modo como as crianças se expressam e co-

municam, nos leva a compreender ainda mais a escuta sen-

sível e o olhar aguçado em Freire. Sendo assim, propomos a

escrita deste trabalho como um condutor escrito, mas que

também mostrará um pouco do que o grupo de pesquisa

Dialogus,

coordenado pelo professor Celso Ilgo Henz

4

, man-

tido pela Universidade Federal de Santa Maria, vem desen-

volvendo nos últimos anos, com o projeto de extensão, hoje

intitulado “

Hora do Conto: lendo a palavra e auto(trans)

formando realidades

”.

O presente projeto desenvolveu-se no ano de 2017,

com suas ações em duas escolas do município de Santa Ma-

ria/RS, atuando em turmas de Educação Infantil (Berçários,

Maternal I e II, Pré-escola A e Pré-escola B) e uma turma de

primeiro ano do Ensino Fundamental. No decorrer dos en-

contros foram propostas contações de histórias. Por meio das

apresentações de histórias, entendemos estar estimulando o

gosto pela leitura, em roda uns com os outros, e o gostar de

estar com gente que imagina, cria, recria, sente e de diversas

formas experimenta outras formas de linguagens.

DESENVOLVENDO ALGUMAS PERSPECTIVAS

DIALÓGICAS QUANTO ÀS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS...

A partir das histórias contadas, percebemos a impor-

tância da literatura para a constituição das diferentes gen-

tes, adultos e crianças. Observamos no decorrer dos nossos

encontros dialógicos, como as crianças desenvolvem seus

processos afetivos, sociais, cognitivos, motores e culturais.

No decorrer dos encontros fomos ampliando nossos olha-

4

Coordenador do projeto, Doutor em Educação- UFRGS. Professor Adjunto

2. UFSM. E-mail:

celsoufsm@gmail.com