Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2221 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2221 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2221

EIXO 14 – PAULO FREIRE:

ARTE E CULTURA POPULAR

CAVALCANTE, Arilu da S. Lições de coisas e a aprendizagem

em Paulo Freire: primeiras aproximações.

Revista Bra-

sileira de Educação de Educação de Jovens e Adul-

tos

. Salvador. UNEB. Vol. 2, n. 3. 2014.

SCHELBAUER, A. R. O método intuitivo e lições de coisas e o

Brasil do século XIX. In STEPHANOU, M. e BASTOS, M.

H. C.. (Org.)

Histórias e memórias da educação no

Brasil

, V. II: século XIX. Petrópolis: Vozes, 2005.

FREIRE, Paulo,

A importância do ato de ler

, em três artigos

que se completam. 47 ed., São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Autonomia

: saberes necessá-

rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GINZBURG, Carlo.

Mitos, Emblemas e Sinais

: morfologia e

história. São Paulo: Cia da Letras, 1989.

LOURENÇO FILHO, M. B.

A Pedagogia de Rui Barbosa

. São

Paulo: Melhoramentos, 1954.

MACHADO, Maria C. G. O decreto de Leôncio de Carvalho

e os pareceres de Rui Barbosa em debate. In. STE-

PHANOU, M. e BASTOS, M. H. C.. (Org.)

Histórias e

memórias da educação no Brasil

, V. II: século XIX.

Petrópolis: Vozes, 2005.

RIBEIRO, Darcy.

Noções de coisas

. Ilustrações Ziraldo. São

Paulo: FTD, 2000.

SILVA, Edna M. L. da.

Lição de coisas no século XIX e seus

rebatimentos para uma educação aberta aos sabe-

res dos educandos

. João Pessoa: Ideia, 2015.