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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

(LOAS), a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e as

diretrizes e princípios que regem o Sistema Único de Assis-

tência Social, identifica-se um Plano Municipal de Assistên-

cia Social para a implementação das leis federais.

Compreendemos a cidadania como apropriação da

realidade, trabalhando na construção coletiva em favor da

emancipação, garantindo direitos e deveres iguais. Por con-

seguinte Herbert (2008) identifica a cidadania como mani-

festação por meio das relações sociais, pelo meio do exer-

cício de produzir coletividade e poder de relacionamentos

continuados em favor da vivência dos direitos e deveres dos

indivíduos nos grupos sociais. É neste sentido que Paulo

Freire (1995) define cidadão como

indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de

um Estado e que cidadania tem que ver com a con-

dição de cidadão, quer dizer, com o uso dos direitos

e do direito de ter deveres de cidadão. (p. 45)

Sendo assim, Mendonça (2007) entende que a consti-

tuição da subjetividade está diretamente vinculada ao reco-

nhecimento do sujeito frente a sua cidadania e que isto se

vincula ao cuidado de si perante à sociedade. Diante disso,

Paulo Freire (1995) afirma que no momento em que o sujei-

to tem consciência da sua história, também se torna cons-

ciente de sua cidadania, dos seus direitos, dos seus deveres

e de sua participação e inclusão na vida comum em socie-

dade. Ainda assim, Herbert (2008) aponta que um relaciona-

mento compartilhado e participativo é condição necessária

para o exercício da cidadania, que se manifesta pela ruptura

com o sistema repressivo, desaparecendo assim a relação de

opressor/ oprimido.

O exercício da cidadania vem promovendo uma cres-

cente consciência nacional, expandindo o acesso das mas-

sas populares aos direitos políticos. Segundo Fernandes

(2011) o conceito de cidadania está ligada às concepções de

participação das pessoas se apropriando das formas de go-

verno e cultura. Respondendo às relações culturais construí-

das pelos membros das comunidades, porém estas relações