XXVIII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica

XXVIII MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA De 07/06/2021 a 10/06/2021 Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre 570 Inscrição: 6055380 - apresentação oral ESTUDOS DE FÃS NO CONTEXTO BRASILEIRO: O CONHECIMENTO APLICADO ENTRE A ACADEMIA E O MERCADO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL Autor(a): Bianca de Souza Nunes Coautor(es): Orientador(a): Adriana da Rosa Amaral Instituição: Unisinos (PIBITI/CNPq - Unisinos) Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas - PPG em Ciências da Comunicação O presente projeto tem como objetivo uma revisão das temáticas de ar- tigos dos dois principais congressos da área de comunicação no Brasil (Compós e Intercom) e localizar iniciativas de intersecção entre o co- nhecimento gerado pela pesquisa sobre fãs e suas possíveis aplicações no mercado de comunicação digital. Nessa primeira etapa da pesqui- sa, foram observados artigos publicados nos congressos Compós e In- tercom entre os anos de 2002 e 2020, a fim de compreender as princi- pais articulações teórico-metodológicas e como se dão as construções desse campo de conhecimento no país. Dessa forma, foi feito um le- vantamento bibliográfico com as palavras-chave “fãs” e “cultura de fãs” através do repositório dos congressos. Através da análise de conteúdo dos 130 trabalhos encontrados, foi possível encontrar temas frequen- temente presentes e categorizá-los de acordo. Ao todo, foram criadas 6 categorias, sendo elas: Hábitos de consumo, Organização e compor- tamento de fãs, Construção de identidade, Nostalgia, Produção de fãs nos ambientes digitais e Ativismo de fãs e política. Além de contri- buir para a análise e geração de dados sobre os estudos de fãs no Brasil, esta pesquisa também colabora para um objetivo/produto maior, que se trata da criação de um acervo virtual desenvolvido a partir dos tra- balhos coletados, colaborando com os futuros pesquisadores da área. Munidos desses dados, a próxima etapa da pesquisa pretende ampliar o diálogo com o mercado a partir de entrevistas. Palavras-chave : Estudos de fãs no Brasil, Cultura de fãs, Intercom, Compós, Comunicação Digital.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz